Notícias » Os aposentados e pensionistas que fazem aniversário...

Os aposentados e pensionistas que fazem aniversário no mês de Abril já podem se dirigir ao ISSA para fazer o recadastramento anual

O Recadastramento nada mais é que a atualização dos dados cadastrais dos beneficiários (aposentado e o pensionista) do ISSA - Instituto de Seguridade Social do s Servidores Municipais de Anápolis.

Devem se recadastrar todo ano, no mês do seu aniversário, todos os aposentados do Poder Executivo e Legislativo além dos pensionistas dos ex-servidores estatutários já falecidos de qualquer Poder Municipal.`

O presidente do ISSA, Rodolfo Valentini frisa a importância do comparecimento: “ É através do recadastramento que o ISSA atualiza os dados cadastrais de todos os seus beneficiários, permitindo um canal de comunicação direto, melhorando a qualidade dos atendimentos prestados além é claro de aprimorar a gestão previdenciária do município e combater possíveis fraudes no sistema”

O beneficiário de aposentadoria ou pensão que aniversariam em Abril deverão comparecer, a sede do ISSA (Rua 15 de dezembro nº 641 – centro Anápolis/GO), munidos de:

- Comprovante de endereço atualizado (considera-se como comprovante de endereço atualizado aquele expedido a, no máximo, 90 (noventa) dias, contados da data de seu vencimento);

- Documento de identificação (original e no qual conste fotografia) válido em todo território nacional.

Na hipótese de recadastramento de pensionista menor, além dos documentos exigidos acima, será necessário, ainda, a apresentação de Declaração de Não Emancipação, devidamente assinada pelo representante ou assistente legal e também pelo pensionista relativamente incapaz.

Nas hipóteses de incapacidade civil, interdição e tutela, o aposentado ou pensionista poderá ter realizado o recadastramento por seu representante legal, munido com original e fotocópia simples do Termo de Tutela ou Curatela, Provisório ou Definitivo, e do documento de identificação com fotografia, válido em todo território nacional, do representante e do representado.

Caso o aposentado ou pensionista esteja impossibilitado de comparecer ao ISSA, em virtude de internação em hospital ou clinica, reclusão em ambiente prisional, ou domicilio em outra comarca, o recadastramento poderá ser realizado por procurador legalmente constituído.

Na impossibilidade de o aposentado ou pensionista locomover-se até a sede do ISSA para realização do recadastramento, por motivo de saúde devidamente comprovado por atestado médico atualizado, ou por dificuldade de locomoção, este deverá contactar o Instituto de Previdência pelo telefone (62) 3311-3411, informar os dados necessários para o preenchimento do formulário, agendar dia e horário pata realização cadastral in loco, ocasião na qual um servidor designado para atendimento verificará as informações prestadas e documentos pessoal e colherá a assinatura do beneficiário.

O presidente do instituto, Rodolfo Valentini frisa ainda que não havendo o recadastramento em data hábil, o pagamento do beneficiário será suspenso, até que o mesmo regularize a sua situação cadastral, pois o recadastramento é uma ferramenta legal, e importante para uma gestão previdenciária eficiente.