Notícias » Momento Histórico: TCM aprova contas do ISSA sem...

Despesas, receitas e legalidade dos atos foram analisadas e aprovadas sem a necessidade de informações complementares

Na última quarta-feira, 29, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou as contas do Instituto de Seguridade Social dos Servidores Municipais de Anápolis (Issa), referente ao ano de 2017. Todas as despesas, receitas, legalidade dos atos e demais itens, que obrigatoriamente a gestão deve cumprir, foram analisadas e aprovadas sem ressalvas ou pedidos de informações complementares.

“O fato é que  isso nunca tinha ocorrido, e só poderia acontecer na gestão Roberto Naves, que é inovadora e está fazendo a diferença na vida dos  anapolinos”, ressaltou o presidente do Issa, Rodolfo Valentini, ao afirmar que a atual administração está escrevendo uma nova história do órgão. “Com trabalho, dedicação e planejamento, toda a nossa equipe atuou para que isso fosse possível”, completou.

Rodolfo afirmou ainda que o resultado positivo está ligado às determinações do prefeito, que foram seguidas à risca. “Ele passou as coordenadas e nós seguimos sem titubear. Acreditamos muito no instituto e sabíamos que conseguiríamos dar novos rumos a este órgão, que é tão importante para o município”.

Em janeiro de 2017, quando a atual administração assumiu a Prefeitura de Anápolis, o déficit do Issa era de mais de R$ 6,5 bilhões no cálculo atuarial. A equipe previa que seria necessário pedir aportes mensais de aproximadamente R$ 10 milhões. Para mudar essa realidade, estancou-se o crescimento do déficit e diminuíram os aportes de quase R$ 20 milhões por ano. “Estamos seguindo um planejamento que vai permitir que muito em breve zeremos esses aportes”, contou Rodolfo. Isso significa que mais recursos poderão ser destinados para outras áreas, como educação, saúde e pavimentação.

Próximas ações

O objetivo agora é, além de manter o equilíbrio nas contas, focar basicamente nas seguintes ações: reforma da sede, adequando o local com acessibilidade; salas para curso e encontro dos aposentados; terminar as normativas e abrir a perícia médica do Issa, que está na lei há mais de 15 anos e não saiu do papel; abrir uma academia de ginástica exclusiva para os servidores como uma das ações do Programa de Qualidade de Vida (PQV) e disseminar o Programa de Educação Previdenciária (PEP) a todos os servidores, que serve para explicar o que é e quais serviços são prestados pelo Issa.

Fonte: Prefeitura Municipal de Anápolis