Notícias » Responsabilidade e Transparência

Responsabilidade e transparência garantem direitos aos aposentados

Nos últimos dois anos, a Prefeitura de Anápolis e membros de conselhos trabalham para diminuir déficit bilionário na repartição

Hoje, o Instituto de Seguridade Social dos Servidores Municipais de Anápolis (Issa) vive o melhor momento de sua história. É que em apenas dois anos, a repartição da Prefeitura, responsável por proporcionar assistência previdenciária aos servidores públicos do município, conseguiu diminuir o seu déficit de R$ 7 bilhões para R$ 2 bilhões. Ou seja, o saldo devedor foi reduzido em 71,4% neste curto período.

Por conta disso, desde fevereiro de 2019, o Issa não precisa mais de aportes mensais do Poder Executivo. Na prática, isso representa mais investimentos nas áreas da Educação, Saúde e Infraestrutura da cidade. E para chegar até aqui, o prefeito Roberto Naves conta com o apoio dos servidores do órgão municipal, bem como de conselhos fiscalizadores para que a gestão dos gastos públicos seja feita de forma responsável e transparente.

Para dar sequência a este trabalho, na quarta-feira, 17, os membros que ocupam o próximo biênio do Conselho Municipal de Previdência Social (Comap) e do Conselho Fiscal do Issa foram empossados – em alguns casos, reconduzidos. “Costumo dizer que esses são os conselhos mais importantes da administração municipal”, comentou o presidente do Issa, Rodolfo Valentine, uma vez são eles os responsáveis por fiscalizar os processos e comunicar toda a prestação de contas do instituto. “Se os conselhos não concordar, as contas da Prefeitura não são aprovadas porque a aprovação deles é ligada ao Tribunal de Contas do Município (TCM)”, explicou.

Durante a assinatura do Termo de Posse o prefeito Roberto Naves fez questão de agradecer pelo empenho de cada um durante os últimos dois anos para que as contas da Administração Municipal saiam do vermelho. “Preocupamos em preservar o que já foi conquistado e deu certo, assim como ampliar ainda mais. Estamos fazendo o dever de casa com responsabilidade e para isso conto com vocês para continuar este trabalho. Anápolis precisa de vocês”, disse Naves. “Enquanto o cenário nacional está, há algum tempo, em uma crise política, moral e institucional, temos muitas conquistas aqui”, completou.

O conselheiro Fabrício Soares, que falou em nome de todos os outros membros, garantiu ainda mais compromisso dos conselhos nos próximos dois anos. “Gostaria de dizer que nesse mandato trabalharemos ainda mais com responsabilidade, porque milhares de aposentados dependem de nós”, assegurou.

Atualmente, o Issa tem quase três mil aposentados e pensionistas e mais de sete mil servidores municipais do Poder Executivo e Legislativo que contribuem. Para representá-los, cada conselho conta com oito titulares e oito suplentes. Confira:

MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL (COMAP)

I – Representantes indicados pelo Poder Executivo:
a)      Titular: CLEYTON SOARES DA SILVA (reconduzido)
Suplente: MARTA BARBOSA VIEIRA SABBAG
b)      Titular: VIVIAN BARBOSA LORANG (reconduzida)
Suplente: MAYCON ALESSANDER MARTINS MILAGRES (reconduzido)

II – Representantes indicados pelo Poder Legislativo:
a) Titular: MARCOS DE CARVALHO VIEIRA (reconduzido)
Suplente: LEVI SABINO NEVES (reconduzido)
b) Titular: FABRÍCIO MONTES RIBEIRO SOARES
Suplente: FRANCISCO BRAZ DE OLIVEIRA (reconduzido)