Notícias » Palestra Aposentei e agora

“APOSENTEI, E AGORA?”
Você já pensou em como seria sua vida a partir do momento que fosse decretada sua aposentadoria?
Foi com essa pergunta que o ISSA – Instituto de Seguridade Social de Anápolis criou uma palestra interativa aos aposentados: “Aposentei, e Agora?” foi ministrada para aproximadamente 60 recém aposentados do município de Anápolis, servidores que dedicaram suas vidas no serviço público, acostumados com a rotina do trabalho e que com o advento do aposentadoria começaram a sentir os impactos da mudança.
A palestra foi ministrada pela professora, socióloga e consultora do SEBRAE Nacional, Noelma Silva na última quinta feira, 23 de janeiro, nas dependências do ISSA  e foram abordados conteúdos sobre qualidade de vida; saúde emocional, financeira, relacionamentos e como construir um presente com mais disposição. Noelma destacou que “Aposentadoria tem que ser vista como uma oportunidade, ou seja, uma nova chance, começando a partir de experiências de vida, jamais começar do zero! ”.
TROCA DE EXPERIÊNCIAS
Ficou ainda premente a importância da troca de experiências dos participantes, contando como estão vivendo estes novos dias sem a rotina laboral. Para alguns a “ficha” ainda não caiu: “é como se fossem férias, destacou Elza Dourado, aposentada no final do ano passado. Outros contaram que a mudança não tem sido tão positiva como imaginava, é o caso de Nilson Pereira que disse que precisa ”arrumar uma ocupação urgente, eu não aguento ficar mais parado em casa sem fazer nada!”. Aposentada depois de 37 anos de trabalho, Carmem Lucia, nos relatou que depois de deixar o trabalho adquiriu várias doenças, e desenvolveu síndrome do pânico, depois depressão, que não tinha quando trabalhava. E ainda ouvimos casos de pessoas que viram na aposentadoria motivo de entusiasmo, como a Dona Edir Alves, que agora, depois de aposentada pode a qualquer tempo praticar seu hobbie predileto: “aposentar é bom demais, posso pescar todo dia! ”.
Essa mescla de opiniões foi o início do debate que a palestrante queria provocar nos participantes e destacar que as mudanças podem ser positivas e devem ser encaradas com a maturidade necessária que o momento exige e se tornar algo mais prazeroso que os anos anteriores já vividos.
O presidente do ISSA, Rodolfo Valentini, destacou que tem conversado com os servidores ativos que pedem a aposentadoria e depois dessas conversas sentiu a necessidade de promover momentos como este. “Valorizar o servidor é mais que apenas dizer que ele é importante, é cuidar da saúde, do emocional, mesmo depois de aposentados. A vinda da professora Noelma de Brasília para despertar nos aposentados a realização de sonhos que antes eles não puderam realizar faz parte da política de valorização do servidor defendida por nosso prefeito Roberto Naves e estamos tão satisfeitos com o resultado que já estamos programando vários desses encontros ao longo do ano de 2020, destacou Valentini.
Foram debatidos ainda o preconceito com a idade, muitas das vezes que o próprio aposentado pratica contra si e não percebe, denominado como Ageísmo. Precisamos esclarecer a todos que os direitos garantidos aos idosos não são opções legislativas, mas imperativos a serem respeitados por todos, harmonicamente dentro da sociedade, alertou Noelma.
Os participantes puderam reescrever planos e saíram do ISSA com a certeza que a vida não parou na aposentadoria, mas ela apenas abriu mais um grande leque de opções.