Notícias » Arraiá do ISSA: solidariedade e animação.

Arraiá do ISSA: solidariedade e animação

Dezenas de pessoas participaram da tradicional festa julina que já faz parte das comemorações do aniversário de Anápolis

A Rua 15 de Dezembro se transformou em um Arraial a céu aberto. É que no último sábado, 20, aconteceu a terceira edição do Arraiá do ISSA que proporcionou um momento único de descontração com comida típica para os segurados. O evento é organizado pelo Instituto de Seguridade Social do Servidores Municipais de Anápolis (ISSA). Além dos servidores aposentados, os da ativa do município e o prefeito Roberto Naves também aproveitaram a noite de sábado na festa solidária.

E teve de tudo como manda uma boa festa de São João, barraca do beijo, correio elegante, pescaria e comidas típicas como caldo, espetinho e crepe. Além de muita animação com a apresentação da dupla Jorge Augusto e Ricardo, Grupo de Catira de Joanápolis e Orquestra de Violeiros de Anápolis. “É um momento de confraternização e também de solidariedade. Todo dinheiro arrecadado com a venda das comidas típicas é revertido para cinco instituições de respeito que fazem um relevante trabalho social na nossa cidade”, lembra Rodolfo Valentini, presidente do ISSA.

Seguridade
O ISSA tem quase três mil aposentados e pensionistas e é responsável pela seguridade de quase oito mil servidores ativos. O Instituto hoje é um grande orgulho para todos os anapolinos. Com muito planejamento e ação, o ISSA se tornou autossustentável.

Números
Em 2016, o Instituto tinha quase R$ 7 bilhões de déficit atuarial e uma necessidade de aportes mensais de mais de R$ 40 milhões ao ano. Agora a realidade é outra! Não precisa mais de aportes, alcançou a autossuficiência e reduziu drasticamente o déficit atuarial. Neste ano, o ISSA completará 17 anos. “Atualmente o Instituto é um dos destaques de previdência no país, com um orçamento anual que supera a soma do orçamento anual de das cidades de Alexânia e Abadiânia juntas. Com uma folha de pagamento mensal superior a R$ 13 milhões, o ISSA é prova de que com respeito ao servidor, com seriedade, as coisas acontecem e os bons resultados aparecem”, disse Valentini.

Município
Em uma demonstração de respeito aos servidores, o Prefeito Roberto Naves enviou projeto de lei à Câmara Municipal de Anápolis transferindo mais de R$ 118 milhões em áreas para o ISSA, além de passar os créditos da dívida ativa que gira em mais de R$ 700 milhões. “Essa ação garantiu o equilíbrio financeiro do ISSA sem precisar jogar o fardo contra os servidores. Não houve aumento da alíquota como aconteceu em Goiânia e São Paulo. Gestão séria com respeito ao dinheiro público e com a história de quem construiu nossa cidade”, finaliza o presidente Rodolfo Valentini.